domingo, 17 de maio de 2009

Memorial da minha vida profissional

Memorial da minha vida profissional

“Eu tenho espécie de dever, de dever de sonhar de sonhar sempre, pois sendo mais do que um espectador de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso. E assim me construo a ouro e cedas, em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho, entre luzes brandas e músicas invisíveis.” Fernando Pessoa.

Através desta escrita, vou tentar relatar um pouco a minha trajetória de vida. Meu nome é Ângela Ferreira Borges, moro em Patis, uma pequena cidade do Norte de Minas Gerais. No ano de 2000, conclui o ensino médio na Escola Estadual Francisco Andrade, vindo a ingressar em uma faculdade no ano de 2006, onde cursei Letras Português/Inglês pela Faculdade Cidade de João Pinheiro-FCJP. Há três anos trabalho na rede municipal de ensino, nas escolas: Escola Municipal Joana Ferreira de Barros e Escola Municipal Francisco Soares, onde estou lecionando as disciplinas de Inglês e Literatura.



Memorial do Curso Gestar II em Montes Claros

“Lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e idéias de hoje, as experiências e passado.” Ecléa Bosi

A capacitação do Gestar II em Montes Claros proporcionou-me buscar e aprofundar entendimentos básicos para ser um educador, partindo do diálogo dos diversos componentes do ato pedagógico como processo de ensino, sem perder o referencial com o tempo e espaço em que vivemos e atuamos.
No decorrer desses dias percebi a necessidade de um elo entre a cultura escolar, da escola e da família, isto é, de ajudar os discentes a aprender a cultura escolar e a da escola, mantendo simultaneamente a sua identidade cultural.
Trabalhar levando em consideração a cultura escolar, a da escola e o contexto do discente é o sucesso do ensino e da aprendizagem escolar de qualquer estudante.
Considerando essa realidade é preciso reavaliar nossas prioridades individuais para o ensino-aprendizagem, investir em trocas mais coletivas de informação e de trocas de trabalho, retomar nosso compromisso com as diferenças individuais, sociais e culturais, tendo em vista o desejo de emancipação dos alunos.
A capacitação me proporcionou grandes avanços, enriquecendo minha ação docente, proporcionou novas formas de observar, analisar e dinamizar as atividades docentes apontando para atividades pedagógicas inovadoras e diversificadas para um melhor desempenho da minha ação docente.


Memorial de Leitura

Minha paixão pela leitura se iniciou logo que me ingressei no pré-escolar, onde minha primeira e marcante professora presenteou-me com um maravilhoso kit de livrinhos de Literatura infantil. Por não saber ler ainda, minha mãe e minha irmã fazia a leitura destes todos os dias o que me fazia navegar no mundo das imaginações. Àquelas ilustrações, meu Deus como eram lindas, despertavam de forma significativa o meu imaginário e sem contar que contribuiu imensamente para despertar a grande leitora que sou hoje. Particularmente adoro os Clássicos da Literatura Universal, dentre os quais destaco William Shakespeare, Homero, Machado de Assis, Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos e vários outros.

“ O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo que reflete o conhecimento e experiências adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam.” Laraia

Nenhum comentário:

Postar um comentário